top of page

Hasteamento da Bandeira Eco-Escolas



No passado dia 23 de novembro, realizou-se pelo 5.º ano consecutivo o hasteamento da Bandeira Eco-Escolas, galardão atribuído pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) como reconhecimento do trabalho realizado, no ano letivo 2022/2023, pela Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em prol do Ambiente e da Sustentabilidade do nosso planeta. Toda a comunidade escolar se associou ao evento, alunos, professores, funcionários, bem como parceiros externos, Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia, Agência Portuguesa do Ambiente, ALGAR, SCIAENA, Europe Direct, nas pessoas dos seus representantes.

Foram entregues ainda vários prémios, referentes a desafios e concursos realizados no ano letivo 2022/2023: ao aluno Fábio Dias do Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil que obteve o 3ºprémio a nível nacional no desafio “Preservar e Regenerar”, promovido pelo Programa Eco-Escolas; às turmas “+Eco”, no âmbito do concurso “Turma +Eco” criado para distinguir as turmas que mais se envolveram em ações ambientais.

Os alunos da opção de Teatro do 12ºAno, realizaram uma apresentação subordinada ao tema “Quanto tempo falta para o futuro? alusiva à problemática das alterações climáticas e das suas consequências catastróficas.

Por ser o “Dia da Floresta Autóctone”, várias turmas debateram sobre a sua importância e envolveram-se na plantação de árvores autóctones, pinheiros, azinheiras, sobreiros, alfarrobeiras, gentilmente cedidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Outras turmas realizaram recolhas de resíduos no jardim da escola bem como no espaço exterior envolvente à escola, como forma de sensibilização para a problemática da gestão adequada dos resíduos, passando a palavra sobre a necessidade do consumo sustentável e economia circular.

No âmbito do Projeto LixARTE e da ação “Transformar o lixo em Arte”, dinamizado pela EuropDirect, foram expostas na Escola várias tapeçarias elaboradas a partir de lixo marinho. Esta exposição constitui uma ferramenta de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa. Realizou-se ainda, um workshop, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer técnicas de trabalhar o lixo marinho, que lhes permitirá produzir um elemento artístico característico das comunidades marinhas, que irá integrar a ação “LixArte nas Rotundas” a ser inaugurada a 8 de junho de 2024.

Decorreu desta forma, o primeiro dia Eco-Escolas do ano letivo 2023/2024, repleto de atividades que tiveram como grandes objetivos, a melhoria da consciência ambiental e o exercício de uma cidadania ativa por parte de toda a comunidade educativa.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page