top of page

Conferência Final Explore+ Timisoara Capital Europeia da Cultura 2023

Realizou-se nos passados dias 19 e 20 de maio, uma visita do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPROSA) e do Museu Zer0 a Timisoara (Roménia) - Capital Europeia da Cultura 2023.


No dia 19 realizou-se a Conferência de apresentação dos resultados do projeto Explore+ Explorações criativas de curiosidade para a transdisciplinaridade inovadora, CTEAM e aprendizagem social , na Casa de Juventude de Timisoara, atividade do programa oficial de Timisoara Capital Europeia da Cultura 2023.


Nesta conferência internacional, além da apresentação dos resultados do projeto (um Manual de Atividades CTEAM -uma metodologia integrada e baseada em projetos, que através das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática, tem como objetivo de formar alunos com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro- e um curso online de apresentação das atividades do manual), foi também apresentado o projeto Timisoara- CapitalEuropeiadaCultura2023.

No dia 20, foi realizada a reunião final de coordenação do projeto.

Estiveram presentes os coordenadores portugueses do projeto, André Lara (AEPROSA) e João Vargues e Joana Carmo (Museu Zer0).


Estas atividades foram financiado pelo programa Erasmus+ - Parcerias para a Criatividade (KA227)


A partir do currículo das diferentes disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos, ao longo de 2 anos letivos estiveram a ser desenvolvidas, testadas e sistematizadas atividades nas turmas do Ensino Secundário do AE Pinheiro e Rosa, utilizando a metodologia STEAM, com o apoio do Museu Zer0 no âmbito do seu trabalho de mediação cultural para a Arte Digital.


Em Faro, a parceria integra a ES Pinheiro e Rosa e o Museu Zer0, a convite da estrutura dedicada à preparação da proposta de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, que se juntam ao consórcio internacional de que fazem parte parceiros da Alemanha (coordenação), Letónia e Roménia.


Mais informações sobre o projeto no site (em inglês).


16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page