Alunos Refletem sobre o Uso das TIC em Sessões de Psicomotricidade
- Bruno Fernandes
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Em outubro, a Escola Básica Dr. José Neves Júnior transformou o desafio do uso excessivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) numa experiência prática e envolvente para os seus alunos.
Com a vital parceria do IKIGAI - Equilíbrio Digital, e integrando a disciplina de Educação Física (em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde), 93 alunos do 5ºA, 6ºA, 6ºB e 6ºF, participaram em quatro sessões de Psicomotricidade que foram um verdadeiro sucesso.
O objetivo não foi apenas falar sobre ecrãs, mas sim promover o desenvolvimento global, reforçando a consciência corporal e, acima de tudo, o equilíbrio físico, mental e relacional na vertiginosa era digital.
Os alunos deixaram a passividade de lado e mergulharam em tarefas inovadoras que aliaram ação à reflexão. Houve deslocamentos expressivos para explorar emoções, mímica e role-play sobre os excessos tecnológicos e, ainda, percursos de jogos tradicionais para conectar com o movimento.
O ponto alto foi o desafio prático de distinguir, entre o arco verde e o arco vermelho, as vantagens e desvantagens das TIC, culminando numa partilha emotiva sobre as suas vivências.
Estas sessões de Psicomotricidade provaram ser uma ferramenta eficaz e dinâmica para debater a saúde digital. A Escola Básica Dr. José Neves Júnior mostra, assim, que o caminho para um estilo de vida mais consciente e equilibrado se faz, também, em movimento.
Manuela Felício,
Docente de Educação Física

Comentários