top of page

UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

OBJETIVOS:

O programa visa uma articulação eficaz entre o Agrupamento de Escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e o município, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas do ensino básico e secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo. 


A quem se destina:

Alunos, ou outros agentes desportivos, que realizam uma prática desportiva validada pela Federação da respetiva modalidade num dos seguintes níveis:

  1. Alunos-atletas  de nível I com estatuto de alto rendimento,  ao abrigo do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro;

  2. Alunos-atletas de nível II que integrem seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril;

  3. Alunos-atletas de nível III com potencial talento desportivo, mediante comprovativo que ateste tal estatuto, com evidências relevantes, validadas pelo diretor técnico nacional da federação da respetiva modalidade desportiva;

  4. Alunos-atletas noutras situações, autorizadas pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do desporto, mediante parecer prévio da Direção-Geral da Educação (DGE), integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas;

  5. Outros agentes desportivos previstos no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, e no artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, integrados nos níveis UAARE para alunos-atletas.

ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES:

Atuar em três domínios essenciais: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar, trabalhando em rede com autarquias, clubes desportivos e encarregados de educação, para assegurar as condições de conciliação para o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas.

 

  • Realizar um Plano Pedagógico Individual de Conciliação para cada aluno-atleta, que dê suporte a possíveis ausências e épocas mais sobrecarregadas para mobilizar estratégias e articular procedimentos.

 

  • Ajustar os calendários desportivo com o escolar, gerindo as ausências dos alunos-atletas para provas ou estágios desportivos.

 

  • Coordenar e mobilizar os professores da Sala de Estudo Aprender +, que asseguram a vertente de pedagogia diferenciada e dos planos pedagógicos individuais, com recurso a trabalho colaborativo e reflexivo com os professores curriculares e respetivo conselho de turma. Pode assumir as formas de apoio personalizado, apoio à distância e ensino a distância.

 

  • Articular o trabalho na SEAM com os Conselhos de Turma, para apoiar os alunos-atletas nos casos de maiores ausências ou dificuldades diagnosticadas pelos professores.    

 

  • Avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico pelo psicólogo/a escolar.

 

  • Articular a troca de informação necessária entre a Escola, Encarregados de Educação e/ou Interlocutores Desportivos ou Federações Desportivas.



Parcerias estratégicas internas:

  • Direção

  • Coordenadoras de Diretores de Turma

  • Serviço de Psicologia e Orientação: psicóloga escolar

  • E.M.A.E.I. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva


Parcerias estratégicas com a comunidade:

  • Câmara Municipal de Faro

  • IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude

  • Clubes desportivos

  • Associações Desportivas

  • Federações Nacionais de Modalidades


Notícias UAARE:

AEPROSA admitida na Rede Nacional de Escolas UAARE

Alunos UAARE 

Mais um aluno/atleta em COMPETIÇÃO 

Campeã Regional Feminina de ILCA 6 

Etson Barros Campeão Nacional de Corta-Mato 

Participação de Alunos-Atletas UAARE no IX Meeting Internacional do Algarve 

Fatoumata Dialló venceu os 200m e os 400 no Campeonato Nacional de Clubes de Atletismo

Página Oficial do projeto:

Vídeos sobre o projeto:

Programa Nacional

3.º Ciclo e Secundário

Tipo de Projeto:

Nivel de ensino envolvido:

Escolas envolvidas:

Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior e Escola Secundária Pinheiro e Rosa

Dinamizadores:

Professores designados para a coordenação da Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM), Tutores (prof.s Acompanhantes) e Diretores de Turma dos alunos.

bottom of page