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Horário 13

Técnicos Especializados para outras funções - Mediador Linguístico e Cultural

Início da candidatura:

2/09/2025

Data final da candidatura:

5/09/2025

Aviso de Abertura

Critérios de Seleção Técnicos Especializados

Contratação Oferta de Escola

Técnicos Especializados para outras funções - Mediador Linguístico e Cultural.


1 - Horários a concurso

Horário: 13

N.º de horas: 18


2 - Modalidade de contrato: 

Contrato de trabalho em funções públicas a termo.


3 - Termo do contrato: 31/08/2025


4 - Local de Trabalho

Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa


5 - Apresentação da candidatura

A candidatura é formalizada através da aplicação informática disponibilizada para o efeito pela Direção-Geral da Administração Escolar no endereço https://sigrhe.dgae.mec.pt.


 6 - Requisitos de Admissão

   6.1 - Envio obrigatório da seguinte documentação:

          i) Anexo ao aviso de abertura;

         ii) Portefólio com assinatura digital - o Portefólio deve estar em formato PDF, tamanho A4 e não deve exceder 6 páginas. Na primeira página do portefólio deve constar apenas o nome completo, o número do candidato e o número do horário a que concorre, bem como o seu código bem legível. O texto deve estar escrito em grafia apropriada e não pode ser manuscrito. No portefólio deve constar informação clara e inequívoca que permita a aplicação de todos os critérios e subcritérios de seleção, referindo-se quais os documentos que concorrem para cada um dos critérios de avaliação;

         iii) Certificado de habilitações;

        iv) Certificado de formação profissional na área do concurso;

         v) Comprovativos da experiência profissional na área do concurso

  6.2 -Avaliação do Portfólio (com a ponderação de 30%)

  a) Experiência em contextos interculturais

- Pouca ou nenhuma experiência em contextos multiculturais (<3 anos) - 3 pontos;

- Experiência limitada em contextos interculturais (=>3 e <6anos) - 6 pontos;

- Experiência significativa em contextos interculturais (=>6 e 8 anos) - 8 pontos;

- Experiência ampla e diversificada em contextos interculturais (=> 8anos) - 10 pontos.

b) Experiência em trabalho em equipa:

- Pouca ou nenhuma experiência em trabalhar em equipa (<3anos)- 3 pontos;

- Algumas experiências em trabalhar em equipa (=>3 e < 6 anos) - 6 pontos;

- Experiência em trabalhar em equipa (=>6 e < 8 anos) -8 pontos;

- Muita experiência em trabalho em equipa (>= 8 anos) - 10 pontos.

c) Conhecimento da língua inglesa e de outra língua estrangeira:

- tem conhecimentos da língua inglesa - 3 pontos:

- tem conhecimentos da língua inglesa e de outra língua estrangeira - 6 pontos;

- tem bons conhecimentos (documentalmente comprovados) de língua inglesa e de outra língua estrangeira(documentalmente comprovados) - 8 pontos

- tem excelentes conhecimentos de língua inglesa e de outra língua estrangeira (:documentalmente comprovados) - 10 pontos;

    6.3 - Número de anos de experiência profissional na área do concurso (com a ponderação de 35%)

a) Número de anos de experiência profissional com migrantes:

·            Sem experiência – 0 pontos

·            Até 3 anos – 5 pontos

·            De 3 a 5 anos - 10 pontos

·           mais de 5 anos - 15 pontos

b) Número de anos de experiência profissional em contexto escolar:

·            Sem experiência – 0 pontos

·            Até 3 anos – 5 pontos

·            De 3 a 5 anos - 10 pontos

·           mais de 5 anos - 15 pontos

 6.4 - Entrevista de avaliação de competências

 - Entrevista profissional de trabalho (com a ponderação de 35%)

a) Capacidade de Comunicação Interpessoal:

- Demonstra dificuldades significativas na comunicação interpessoal. Tem dificuldade em se relacionar com os outros, expressar suas ideias de forma clara e resolver conflitos _ 3 pontos;

- Demonstra uma capacidade razoável de comunicação interpessoal. É capaz de se comunicar de forma clara e direta, mas pode ter dificuldades em estabelecer relações mais profundas - 6 pontos;

- Demonstra uma boa capacidade de comunicação interpessoal. Escuta atentamente, demonstra empatia e se esforça para construir relacionamentos positivos. Resolve conflitos de forma satisfatória - 8 pontos;

- Demonstra uma capacidade excecional de estabelecer relações interpessoais sólidas e duradouras. Escuta ativamente, demonstra empatia, adapta sua comunicação a diferentes públicos e resolve conflitos de forma construtiva. Contribui para um ambiente de trabalho colaborativo e positivo - 10 pontos.

b) Conhecimento do contexto xocial e escolar do Agrupamento Pinheiro e Rosa:

- Demonstra pouco ou nenhum conhecimento sobre o Agrupamento Pinheiro e Rosa - 3 pontos;

- Demonstra um conhecimento básico sobre o Agrupamento Pinheiro e Rosa - 6 pontos;

- Demonstra um bom conhecimento sobre o Agrupamento Pinheiro e Rosa. Conhece os principais projetos e iniciativas, assim como os desafios mais comuns enfrentados pelos alunos. Demonstra interesse em se aprofundar no conhecimento sobre o contexto escolar - 8 pontos;

- Demonstra um conhecimento profundo e atualizado sobre o Agrupamento Pinheiro e Rosa, incluindo sua história, comunidade, projetos em curso, desafios e oportunidades. Demonstra capacidade de analisar criticamente o contexto e propor soluções inovadoras - 10 pontos.

c) Motivação para trabalhar com alunos migrantes:

- Demonstra pouca ou nenhuma motivação em trabalhar com alunos migrantes. Não demonstra interesse em conhecer diferentes culturas e promover a diversidade - 3 pontos;

- Demonstra interesse em trabalhar com alunos migrantes, mas sua motivação pode ser mais genérica - 6 pontos;

Demonstra uma boa motivação em trabalhar com alunos migrantes. Reconhece a importância da inclusão e está disposto a aprender e se desenvolver nesta área - 6 pontos;

Apresenta um interesse genuíno em conhecer diferentes culturas e promover a diversidade - 8 pontos;

Demonstra uma motivação genuína e profunda em trabalhar com alunos migrantes. Possui uma visão clara sobre o papel do mediador na promoção da inclusão e do sucesso escolar. Apresenta experiências pessoais ou profissionais que demonstram seu compromisso com a diversidade cultural - 10 pontos.

d) Conhecimento da Língua Inglesa (5 pontos):

- Demonstra um nível básico de inglês ou não possui conhecimento da língua. Dificuldade em se comunicar em inglês - 1 ponto;

- Demonstra um nível intermediário de inglês. Capaz de se comunicar em situações simples, mas pode apresentar dificuldades em situações mais complexas. Possui um vocabulário limitado e algumas falhas gramaticais- 2 pontos;

Demonstra bom domínio da língua inglesa, com poucas dificuldades na comunicação. Capaz de se expressar de forma clara e compreensível em diversas situações. Possui um vocabulário sólido e um bom domínio da gramática_4 pontos;

Demonstra fluência em inglês, tanto na comunicaçãoa. Utiliza a língua com naturalidade em situações complexas. Possui vocabulário amplo e domínio da gramática - 5 pontos.


7 – Júri

O júri do concurso é constituído pelos seguintes elementos:

- Presidente – Ana Cercas, técnica de intervenção local do quadro do Agrupamento;

- Vogais efetivos:

- Sílvia Palma, professora do quadro de agrupamento, coordenadora da Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior;

- Rute Reboredo, professora do quadro de Agrupamento, docente de PLNM.

- Vogais suplentes:

- Filipa Baptista, psicóloga;

- Paula Freitas, professora do quadro de agrupamento, docente de PNLM


Nota importante

O candidato deve enviar obrigatoriamente todos os documentos acima solicitados, até às 23h59m do fecho do horário na aplicação para o endereço de email contratacao@aeprosa.pt . Indicar no assunto o horário para o qual concorre (Ex: H__ Mediador Linguístico e Cultural.).

O candidato deve comprovar os dados na altura da entrevista.

Após análise do portefólio só serão convocados para a entrevista os 10 primeiros candidatos. da lista de graduação provisórias.

Motivos de exclusão:

Dado o carácter cumulativo dos critérios de seleção, a não submissão do anexo ao aviso de abertura para a avaliação do portefólio, implica a não convocatória para a fase de entrevista e consequente exclusão do concurso.

A não comprovação dos dados relativos à avaliação curricular nos prazos definidos implica a exclusão do concurso.

A não comparência à entrevista presencial implica a exclusão do concurso.

Anexo ao aviso de abertura

Horário

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Lista provisória de classificação

Horário das entrevistas

Lista de graduação final

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