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Horário 14

Técnico especializado para o exercício de funções não docentes - Apoio Tutorial Específico

Início da candidatura:

1/09/2025

Data final da candidatura:

4/09/2025

Aviso de Abertura

.Critérios de Seleção Técnicos Especializados

Contratação Oferta de Escola

Técnicos Especializados para outras funções - Psicólogo.


1 - Horários a concurso

Horário:14

N.º de horas: 35

2 - Modalidade de contrato: 

Contrato de trabalho em funções públicas a termo.

3 - Duração do contrato

Anual.

4 - Local de Trabalho

Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

5 - Apresentação da candidatura

1.A candidatura é formalizada através da aplicação informática disponibilizada para o efeito pela Direção-Geral da Administração Escolar no endereço https://sigrhe.dgae.mec.pt.

6 - Requisitos de Admissão

6.1 - Envio obrigatório da seguinte documentação:

i) Anexo ao aviso de abertura;

ii) Portefólio e com assinatura digital - o Portefólio deve estar em formato PDF, tamanho A4 e não deve exceder 6 páginas. Na primeira página do portefólio deve constar apenas o nome completo, o número do candidato e o(s) número(s) do(s) horário(s) a que concorre, bem como o seu código bem legível. O texto deve estar escrito em grafia apropriada e não pode ser manuscrito. No portefólio deve constar informação clara e inequívoca que permita a aplicação de todos os critérios e subcritérios de seleção, referindo-se quais os documentos que concorrem para cada um dos critérios de avaliação;

iii) Certificado de habilitações;

iv) Certificado de formação profissional na área do concurso;

v) Comprovativos da experiência profissional na área do concurso

6.2 -Avaliação do Portfólio (com a ponderação de 30%)

a) Experiências em contextos educativos, com foco em intervenções junto a alunos com dificuldades de aprendizagem e retenções - 15 pontos

      I.          Sem experiência - 0 pontos;

    II.          Experiência mínima em contextos educativos (menos de 1 ano) - 3 pontos;

  III.          Experiência moderada em contextos educativos - 6 pontos;

  IV.          Experiência significativa em contextos educativos (3-5 anos) - 9 pontos;

    V.          Experiência extensa em contextos educativos (mais de 5 anos) - 12 pontos;

  VI.          Experiência extensa em contextos educativos (mais de 5 anos) com intervenções altamente eficazes - 15 pontos;

b) Formação, com ênfase em psicologia educacional, psicopedagogia, ou áreas afins que contribuam para o apoio a alunos com dificuldades escolares (10 pontos)

      I.          Ações de formação na área da psicologia educacional ou psicopedagogia -  3 pontos;

    II.          Pós-graduação ou especialização em psicologia educacional ou psicopedagogia - 6 pontos;

  III.          Mestrado em psicologia educacional, psicopedagogia ou áreas afins - 8 pontos;

  IV.          Doutoramento ou múltiplas qualificações avançadas nas áreas relevantes - 10 pontos.

c) Execução de programas educativos e de intervenção psicológica para a melhoria das condições de aprendizagem e redução de retenções. ( 5 pontos)

      I.          Participação em programas educativos e de intervenção psicológica com impacto limitado - 1 ponto

    II.          Execução de programas educativos e de intervenção psicológica com impacto moderado - 3 pontos;

  III.          Execução de programas educativos e de intervenção psicológica com impacto significativo e comprovado - 5 pontos.

6.3 - Número de anos de experiência profissional na área do concurso (com a ponderação de 35%)

- Número de anos de experiência profissional na área do concurso (com ponderação de 35%):

                                            I.          Sem experiência - 0 pontos

                                          II.          Até 3 anos - 10 pontos

                                        III.          De 3 a 5 anos - 20 pontos

                                        IV.          Mais de 5 anos - 35 pontos

 

6.4  - Entrevista de avaliação de competências

a)     Conhecimento sobre o Apoio Tutorial Específico - 15 pontos

               I.          Demonstra conhecimento aprofundado do Apoio Tutorial Específico, da legislação em vigor (ex: Decreto-Lei n.º 54/2018) e das suas implicações práticas na intervenção com os alunos. Articula de forma clara e precisa a sua visão sobre o papel do psicólogo neste contexto. - 15 pontos

             II.          Evidência conhecimento da legislação e do Apoio Tutorial Específico, mas com algumas lacunas ou imprecisões. - 10 pontos;

           III.          Tem noções básicas sobre o tema, mas demonstra dificuldade em aprofundar e em relacionar com a prática. - 5 pontos

           IV.          Desconhece a legislação e os princípios do Apoio Tutorial Específico. - 0 pontos

b)              Experiência Prática com Alunos com Necessidades de Suporte à Aprendizagem e Inclusão

               I.          Apresenta experiência comprovada e diversificada no acompanhamento de alunos com diferentes perfis (ex: Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, Perturbações do Espetro do Autismo, Dificuldades de Aprendizagem Específicas). Descreve casos práticos e estratégias de intervenção bem-sucedidas. -10 pontos

             II.          Tem experiência na área, mas mais focada num perfil específico de alunos ou com menor diversidade de contextos. – 7 pontos;

           III.          Experiência limitada ou pouco relevante para as funções a desempenhar. _3 pontos;

           IV.          Não possui experiência na área. 0 pontos.

c)              Conhecimento de Estratégias de Intervenção e Avaliação Psicoeducacional

               I.          Descreve e fundamenta o uso de diferentes estratégias de intervenção (individuais e em grupo) e de instrumentos de avaliação adequados ao contexto do Apoio Tutorial Específico. Demonstra conhecimento sobre a articulação com outros técnicos e docentes. -10 pontos;

             II.          Apresenta um leque de estratégias e instrumentos, mas com menor profundidade ou fundamentação. - 7 pontos

           III.          Conhecimento genérico, com dificuldade em especificar estratégias e instrumentos para casos concretos. - 4 pontos

           IV.          Desconhece estratégias de intervenção e avaliação relevantes para a área. - 0 pontos

Nota importante

O candidato deve enviar obrigatoriamente todos os documentos acima solicitados, até às 23h59m do fecho do horário na aplicação para cada concurso, para o endereço de email contratacao@aeprosa.pt . Indicar no assunto o horário para o qual concorre (Ex: H__ Técnico Especializado _____).

O candidato deve comprovar os dados na altura da entrevista.

Motivos de exclusão:

Dado o caráter cumulativo dos critérios de seleção, a não submissão do anexo ao aviso de abertura para a avaliação do portefólio, implica a não convocatória para a fase de entrevista e consequente exclusão do concurso.

A não comprovação dos dados relativos à avaliação curricular nos prazos definidos implica a exclusão do concurso.

A não comparência à entrevista presencial implica a exclusão do concurso.

 

Anexo ao aviso de abertura

Horário

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Lista provisória de classificação

Horário das entrevistas

Lista de graduação final

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