EnigMATEMÁTICO (Projeto NEWTON Gostava de Ler)
- Bruno Fernandes
- 12 de jun.
- 1 min de leitura
enigMATEMÁTICO - ação onde a leitura e as experiências científicas se entrelaçam!
Projeto "NEWTON Gostava de Ler"
enigMATEMÁTICO é a ação que se encontra a decorrer, desde o dia 3 deste mês, na biblioteca da EB Dr. José de Jesus Neves Júnior, com as turmas de 7º ano, no âmbito do Projeto "NEWTON Gostava de Ler".
A partir da dinamização pela prof.a bibliotecária de uma sessão de leitura do texto "EXCELENTE MAIS QUATRO" selecionado do livro "Contos ao telefone", de Gianni Rodari, Kalandraka, 2011, passou-se à exploração do tópico relacionado, tendo os alunos sido desafiados a realizar diversas atividades experimentais (enigmas):
1. Reféns
2. Fita de Möbius
3. As casas da minha rua
4. Caracol
5. A família das tartarugas
6. O assalto
7. A medição da água
8. A joaninha e o comboio
A turma foi dividida em pequenos grupos e, de forma rotativa, os alunos foram realizando os enigmas, orientados pela prof.a Margarida Anselmo com apoio da prof.a bibliotecária. À medida que os iam decifrando, foi-lhes pedido que explicassem como tinham chegado às soluções. Num ambiente de diálogo informal, foi feita a exploração dos conteúdos científicos envolvidos em cada um dos desafios.
Amanhã prosseguem as sessões com as restantes turmas.
"NEWTON Gostava de Ler ", projeto onde as leituras e as experiências científicas se vão entrelaçando, colhe o espanto e o interesse dos alunos e sedimenta a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência!

コメント