NOVEMBRO AZUL

No dia 16 de novembro o AEPROSA mobilizou toda a comunidade escolar e participou no movimento NOVEMBRO AZUL, promovido pela Associação Oncológica do Algarve (AOA), mês de prevenção do cancro da próstata e testicular.


Na Escola Básica José Neves Júnior realizou-se uma caminhada solidária com a participação de toda a comunidade escolar (professores, auxiliares da ação educativa e alunos), seguida de construção de laço humano.

 

Na Escola Básica de Poeta Emiliano da Costa foi feita uma caminhada solidária em que participaram todos os alunos, professores e assistentes operacionais num total de mais de 400 participantes.

 

Na Escola Secundária Pinheiro e Rosa associou-se o Dia Eco-Escolas e o hasteamento da Bandeira Verde a este movimento solidário da Associação Oncológica do Algarve, numa articulação com o Projeto Cultural de Escola, o Desporto Escolar, o Clube Ciência Viva na Escola e as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto, Técnico de Organização de Eventos e Técnico de Restaurante e Bar.


Após a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, seguiu-se uma caminhada solidária, dentro do recinto da escola - pista de atletismo Ana Cabecinha, onde foram dinamizadas atividades artísticas/científicas. No final, decorreu um breve momento de convívio, servindo-se uma bebida a todos os participantes. Um bem-haja a todos os que se mobilizaram para a concretização destes momentos especiais!

O Projeto de Educação para a Saúde disponibilizou ainda material informativo sobre o Cancro da próstata e testicular, e sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Oncológica do Algarve, que será explorado com os alunos em sala de aula ao longo do mês de novembro trabalhando desta forma a consciencialização para estes tipos de cancro, numa perspetiva de cidadania ativa.

Mais uma vez, o PES agradece a todos os que se empenharam e envolveram nesta iniciativa, professores, auxiliares da ação educativa, pessoal da administração e alunos nestas três escolas do agrupamento. Calorosamente e entusiasticamente, deram o seu contributo de variadas formas, fazendo jus ao seu Projeto Educativo – “uma escola humanista com resultados de qualidade”.