
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
O projeto LIXArte – transformar lixo em Arte, teve início em 2021, na sequência de uma ação de limpeza do Porto Novo em Faro, por ocasião da visita da caravela Vera Cruz . Na Escola Secundária Pinheiro e Rosa foi trabalhado no âmbito do Programa Eco-Escolas.
No passado dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, seis tapeçarias, construídas a partir de lixo marinho (e não só), foram apresentadas publicamente em cinco escolas do Algarve. A nossa foi apresentada na Biblioteca da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Muito obrigada pela contribuição de todos os que se associaram em nome desta causa!
E no dia 9 de junho, na ARCM em Faro, foi inaugurada a Exposição coletiva, no âmbito do evento AL-Bauhaus. As tapeçarias farão um percurso de itinerância pelo Algarve até dezembro.
Nesta fase do projeto estão a participar 5 escolas de diversos ciclos, dos concelhos de Faro e de Olhão. Os diferentes grupos de alunos, professores e artistas residentes, trabalham inspirados na obra do artista africano El Anatsui, mas também de artistas locais como Vanesa Barragão, Joana Rocha, Inês Férin ou Nicole Lissy.
A mentoria é de Ana Sousa, jovem professora da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com larga experiência no ensino da tapeçaria e muito sensível às questões da sustentabilidade.
Outros parceiros, entidades públicas, associações ambientalistas, movimentos juvenis, projetos, integram e ajudam a disseminar a mensagem do Pacto Europeu para o Clima – a urgência de agir para salvar o oceano e o planeta.
Trata-se assim de uma chamada de atenção para a contribuição pedida a cada um no cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, afinal, no cumprimento dos ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável.
No espírito do Ano Europeu da Juventude, é muito importante a ponte intergeracional, e alguns jovens voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, a residir atualmente no Algarve, também colaboram no projeto.
Acreditamos no #fazeranossaparte!