Dia Eco-Escolas – Hasteamento da Bandeira Verde

Dia Eco-Escolas – Hasteamento da Bandeira Verde

Foi no passado dia 11 de novembro, dia de São Martinho, que hasteámos pelo 3º ano consecutivo a Bandeira Verde, galardão Eco-Escolas, que reconhece o trabalho realizado pela Escola Secundária Pinheiro e Rosa em prol de práticas cada vez mais sustentáveis para o meio ambiente no ano letivo 2020/2021.

A cerimónia do hastear da Bandeira Verde teve início com uma extraordinária “performance” dos alunos de Teatro do 12ºano: “De Tuvalu, com amor…” um questionamento crítico, sobre as nossas escolhas coletivas quanto ao delicado equilíbrio ambiental, que conseguiu captar a atenção de toda a comunidade escolar. De seguida, procedemos ao hasteamento da bandeira na presença de muitos alunos e professores, do Diretor do Agrupamento, Francisco Soares, da Vereadora com o Pelouro da Juventude, Teresa Santos, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Faro, e da engenheira Vera Bastardinho, da Algar. A cerimónia terminou com a entrega do prémio aos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do 3ºAno, referente à sua participação no desafio “Eco-cozinheiros, Eco-ementas mediterrânicas”, promovido pelo Programa Eco-Escola. Estes alunos desenvolveram um menu sustentável, com produtos autóctones, cheio de tradição e valor energético, que ficou documentado através de um vídeo que mereceu o 1º prémio nacional.

Toda a comunidade escolar teve também oportunidade de visitar a exposição “Desenvolvimento Sustentável… Precisa-se”, gentilmente cedida pelo Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” de S. Brás de Alportel, bem como refletir sobre a problemática dos microplásticos, através da realização de um conjunto de atividades promovidas pelo Clube de Ciência Viva da Escola. O dia Eco-Escolas terminou com uma sessão/debate subordinada ao tema “Sustentabilidade do planeta, que caminhos?”. O Diretor do Agrupamento, Francisco Soares, fez a abertura da sessão e em seguida as turmas CPTAS/TPC2 e 11ºC fizeram apresentações dos seus projetos de voluntariado ambiental. A primeira parte terminou com a intervenção da engenheira Vera Bastardinho da Algar, onde se destacou, mais uma vez, a importância da valorização dos resíduos, e por isso da sua correta separação. Na segunda parte promoveu-se um debate em torno das questões colocadas pelos alunos sobre a política ambiental para a cidade e quais as respostas da população. Estiveram presentes várias entidades externas: o Presidente da União de Freguesias de Faro, engenheiro Bruno Lage, a engenheira Paula Vaz da Agência Portuguesa do Ambiente, a Engenheira Sofia Ferreira e a Drª Luísa Tinoco da Câmara Municipal de Faro, que responderam a questões colocadas pelos alunos. A sessão também contou ainda com a presença dos professores António Gambóias e André Lara Ramos, tendo este último encerrado a sessão de trabalho, em nome da Direção do Agrupamento. No final, foi possível degustar um excelente bolo de agrião confecionado pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria.

 O Dia do hasteamento da Bandeira Verde foi assim comemorado com muito orgulho e entusiasmo pela comunidade escolar, mas também com grande sentido de responsabilidade e empenho em tornar a escola, cada vez mais, um lugar de referência em termos de sustentabilidade ambiental. Compromisso para o qual todos somos chamados!