
Comemorações do Dia Internacional da Tolerância
A Tolerância da (in)tolerância
“Ser tolerante significa reconhecer, aceitar e defender os direitos humanos fundamentais, para que viver em comunidade e em paz seja possível. O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995). Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.”
CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPEIA JACQUES DELORS
Tolerar, não no sentido corriqueiro do politicamente correto, mas no sentido da génese da palavra, de aceitar o diferente, é um conceito fundamental de quem vive em sociedade.
Neste sentido um grupo de alunos, estudantes do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, no âmbito do módulo – Populações Vulneráveis, decide comemorar o próximo dia 16 de Novembro – Dia Internacional da Tolerância.
Com o objectivo de desafiar a comunidade escolar da Escola Secundária Pinheiro e Rosa a repensar o tema, e tendo por base um olhar para a multiculturalidade e diversidade existente no seio da própria escola irá ser criada uma campanha de sensibilização com várias vertentes, que não terá nem data nem hora marcadas para ser desvendada.
Pretende-se “abanar” a comunidade, promovendo a reflexão sobre a Tolerância no meio escolar e na nossa sociedade actual.
A primeira iniciativa desta campanha foi a produção e realização do vídeo que nos traz para debate e reflexão – “Olá, eu sou uma pessoa!”
E mais fica por dizer…
O que vem a seguir?
Ainda é cedo para divulgar… Mas em género de pista fica a ideia que iremos atuar bem no coração da nossa cidade, Faro.
Porque todos nós somos pessoas e todos merecemos Respeito!
O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, é um agrupamento que está integrado na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, em que tem como principal objectivo promover uma resposta educacional contra a discriminação e a violência a partir da cultura do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, género, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou identidade religiosa.