
CONFERÊNCIA FINAL DO PROJETO REHARE (2017/2020)- RESPOSTAS INCLUSIVAS À DIVERSIDADE ATRAVÉS DO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNO
Nesta Conferência serão apresentadas e analisadas algumas práticas desenvolvidas no âmbito do projeto ReHaRe, Reaching the ‘hard to reach’: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue (2017-2020), que envolveu parceiros (trinta escolas primárias e cinco universidades) de cinco países: Áustria, Dinamarca, Espanha, Inglaterra e Portugal. Os parceiros de Portugal foram a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.
O projeto envolveu o recurso à investigação ação colaborativa no desenvolvimento do modelo de 'Pesquisa Inclusiva', numa nova abordagem à promoção da inclusão nas escolas. A Pesquisa Inclusiva implica o diálogo dos professores com os seus alunos e com outros professores, seus colegas, sobre como melhorar as práticas na sala de aula e responder de forma positiva às diferenças entre os alunos.
Este projeto visou experimentar a utilização da Pesquisa Inclusiva em escolas do 1º ciclo do ensino básico e verificar o impacto desta abordagem no envolvimento dos alunos e no pensamento e práticas dos professores.
Inscrições:
ação de formação de curta duração: http://193.236.82.252/formacao/
inscrição através do site da Universidade do Algarve: https://esec.ualg.pt/pt/content/conferencia-final-do-projeto-rehare-20172020-respostas-inclusivas-diversidade-atraves-do