CONCERTOS PEDAGÓGICOS

CONCERTOS PEDAGÓGICOS

Cooperação: PEEA/ OCS/DGEstE / CMFaro

Destinatários: Alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

Local: Teatro das Figuras, Faro

Coordenação: Maria João Jacinto

Sinopse Descritiva:

No âmbito dos subprogramas implementados pelo PEEA e em cooperação com a Orquestra Clássica do Sul, a Câmara Municipal de Faro e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares do Algarve, realizaram-se no Teatro das Figuras, em Faro, os seguintes Concertos Pedagógicos, onde os alunos inseridos nas respetivas turmas participaram:

 

Os 433 alunos das 19 turmas que usufruíram destes eventos, vieram neste dia participar numa aula diferente, onde o maestro e os músicos ocuparam o lugar do professor.

O evento criado pela Orquestra Clássica do Sul sob a forma de concerto comentado, contemplou um programa especialmente escolhido para um público infantil e veio falar sobre a História da Música Clássica.

À medida que os alunos apreciavam Beethoven, Schubert ou Debussy, foram evocados alguns aspetos relevantes a nível de estrutura, de composição e mesmo de interpretação musical, permitindo-lhes encontrar um sentido de apreciação e um despertar de curiosidades, o que muito pode contribuir para o seu domínio artístico e para o seu perfil de interesses.

Pode considerar-se que este evento, implementado a partir da excelente cooperação e efetiva envolvência de todos os parceiros intervenientes, veio enriquecer significativamente a dimensão artística junto destas crianças, especialmente porque grande parte destas, sendo da periferia da cidade, contam com menor acesso à cultura e à educação artística especializada.

No âmbito dos Subprogramas PEEA e pelo exposto, esta revela-se uma ótima iniciativa a ser alargada territorialmente no próximo ano letivo.