Matrículas Mudança de Ciclo 10º ano

As renovações não automáticas devem ser registadas e tramitadas no portal das matriculas, disponível desde o dia 16 de junho, no seguinte endereço: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/.

Conforme se pode ler nas Perguntas frequentes do Ministério da Educação

Para o 10.º ano de escolaridade o pedido de renovação de matrícula é apresentado na Internet no Portal das Escolas - Matrícula Eletrónica 

Caso o/a encarregado/a de educação não consiga realizar o pedido de  renovação de matrícula via Internet, poderá apresentá-lo de forma presencial no agrupamento de  escolas ou escolas não agrupadas frequentado no ano letivo anterior, no prazo fixado no Portal das Escolas.

O/A encarregado/a de educação ou o/a aluno/a, quando maior, deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida, e deve indicar igualmente o curso ou cursos pretendidos entre os Cursos Científico-Humanísticos, os Cursos Profissionais, os Cursos do Ensino Artístico Especializado, e os Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Recorrente, entre outros.

Antes de efetuar a renovação de matrícula informe-se sobre os cursos cujo funcionamento está autorizado junto do estabelecimento de ensino frequentado ou na Internet na página da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (separador Escolas >Rede de Oferta Formativa) através da ligação [www.dgeste.mec.pt]

A escolha do estabelecimento de ensino está condicionada à existência de vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 12.º do despacho normativo em vigor.

Caso o/a aluno/a tenha realizado exames, a renovação de matrícula ocorrerá nos três dias subsequentes à definição da sua situação escolar.

Estes procedimentos devem ser seguidos para todas as matrículas no 10º ano em que a 1ª opção é para escolas fora do nosso Agrupamento.

No sentido de agilizar os procedimentos, foi definido:

- Alunos que querem inscrever-se em Cursos da ES Pinheiro e Rosa devem preencher e entregar na secretária da respetiva escola (os que ainda não o fizeram) o impresso disponibilizado em I, com a máxima brevidade.

- Alunos que têm como 1ª opção Cursos/Escolas lecionados noutros agrupamentos devem preencher e entregar na secretaria da respetiva escola, os impressos disponibilizado em II. (relembramos que devem indicar  5 opções Curso /Escola, sob o risco de ficarem sem vaga nos curso desejados). Esta entrega deve ser realizada o mais rapidamente possível e até 19 de julho). Após a receção, a respetiva secretaria procede à inserção no portal da matriculas.

- Alunos de outros agrupamentos cuja 1ª opção são cursos lecionados na ES Pinheiro e Rosa, devem inscrever-se no Agrupamento de origem que depois enviará o pedido de matrícula para o AEPROSA.

Após a efetivação da respetiva matrícula (depois de sairem os resultados dos exames nacionais de 9º ano) os Agrupamentos têm até dia 31 de julho para publicar as listas dos candidatos admitidos. Alunos cujas inscrições sejam rececionadas após os prazos de matrícula ficam sujeitos a vaga nos respetivos cursos.

Impressos a preencher:

Alunos que querem inscrever-se em Cursos da ES Pinheiro e Rosa

I. Boletim de matrícula para alunos cuja primeira opção são cursos da ESPR

Alunos que têm como 1ª opção Cursos/Escolas de outros Agrupamentos

II.a Boletim de matrícula para alunos cuja primeira opção são cursos de outros Agrupamentos

II.b Declaração de consentimento para recolha e tratamento de informação

II.c Declaração dados BI/CC/NIF