5 de junho  Faro com Pedalada

5 de junho Faro com Pedalada

No dia do Ambiente, Vamos Pôr Faro com Pedalada!

No âmbito do nosso projeto de desenvolvimento sustentável, vamos levar a cabo mais uma iniciativa do nosso Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa em Faro, que visa a trajetória da descarbonização global e a promoção da mobilidade ligeira e ecológica dentro da cidade.


Escolhemos o próximo dia 5 de junho (quarta-feira), dia Mundial do Ambiente e dia Eco-Escolas, para propormos aos cidadãos farenses que se  desloquem nesse dia de bicicleta para o trabalho. Trata-se de uma iniciativa que vai para além das fronteiras da escola e pretende promover nos cidadãos farenses, o incentivo para uma vida mais saudável e ao mesmo tempo mais amiga do ambiente.
Depois de termos promovido a deslocação dos alunos para a escola de bicicleta, pretendemos agora mudar o paradigma da mobilidade suave na cidade, aproximando a vida dos farenses aos paradigmas mais desenvolvidos da Europa, no que à mobilidade urbana diz respeito.
Faro goza da vantagem climática e de relevo para poder vir a ser lider em Portugal na adoção de estilos de vida mais saudáveis, o que não pressupõe a erradicação do automóvel, símbolo do desenvolvimento científico e tecnológico humano, mas antes a promoção de um saudável convívio entre as diferentes formas de mobilidade na cidade.
Conscientes de que nem todos se poderão deslocar de bicicleta nesse dia, estamos a divulgar informação sobre medidas de precaução e segurança para quem vai a pedalar e também os automobilistas irão contribuir para esta iniciativa, saindo de casa 5 minutos mais cedo, para no dia do ambiente darem a prioridade às bicicletas.
Esta ação conta com a participação de vários parceiros tais como a C.M.F., a Junta de Freguesia, a Universidade Algarve, o IPDJ, a Federação Portuguesa de Cicloturismo, Forças de Segurança entre outros.
O repto que os alunos do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa lançam à população é:

"Verifica a condição da tua bicicleta com antecedência, providencia equipamento de segurança e juntos Vamos Pôr Faro com Pedalada no Dia do Ambiente!"

O Diretor Francisco Soares