A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
A educação pré-escolar visa:
a) promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
b) fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
c) contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
d) estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
e) desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
f) despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g) proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
h) proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i) incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Escolas com Pré-Escolar:
Jardim de Infância de Bordeira
Jardim de Infância da Conceição
Jardim de Infância de Estoi
Jardim de Infância da Lejana
Jardim de Infância de Sta. Bárbara de Nexe
AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família
As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) constituem uma resposta social às crianças do ensino Pré-Escolar e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro.
Nesta componente são proporcionadas atividades de caráter lúdico-pedagógico que funcionam nos períodos entre as 8:00h e as 9:00h e entre as 14:30h/15:00h e as 19:00h (nas escolas com 3 salas) e entre as 14:30h/15:00h e as 18:00h (nas escolas com 1 sala)