Palestra "Nós e o Mundo" no âmbito de atividades enquadradas no projecto Erasmus+ KA2 "In a far away land: refugee children"

Palestra "Nós e o Mundo" no âmbito de atividades enquadradas no projecto Erasmus+ KA2 "In a far away land: refugee children"

No dia 21 de Fevereiro de 2017​ ​decorreu no auditório​ da nossa Escola​ ​a ​palestra "Nós e o Mundo" no âmbito de atividades enquadradas no projecto Erasmus+ KA2 "In a far away land: refugee children"​, onde foram discutidos os direitos humanos, alterações políticas, económicas e sociais que o mundo e em particular a Europa tem sofrido nos últimos tempos, culminando com a crise dos refugiados.

​A primeira parte da palestra feita pela Dra. Anabela Afonso, chefe de Gabinete do Reitor da Universidade do Algarve​, tendo-se seguido o testemunho de Mohamed Tarek Said, estudante sírio de Ciências Farmacêuticas na UAlg, ​colocado ​ao abrigo da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios do ex​-​Presidente da Republica Jorge Sampaio, ​que nos ​relatou a sua experiência de vida enquanto refugiado.

Tarek saiu da Síria há três anos, quando o conflito armado se tornou mais grave, ​deslocando-se​ para a Turquia com a sua família, ​onde terminou o ensino secundário. ​Aí, p​or intermédio de um primo que tinha conhecimento do programa de Jorge Sampaio, ​resolveu ​candida​tar-se e vir estudar para Portugal.

A impressão que Tarek tem do povo português é que estes são muito semelhantes aos árabes. Ele referiu também que gosta de Portugal mas que não se sente em casa e que se a situação na Síria melhorar, ele gostaria de voltar ao seu pais de origem pois " Se não for o povo sírio a erguer e reconstruir o seu país quem será?"​. ​​No final​, respondeu a questões colocadas pelos alunos.

A Dra. Anabela Afonso deixou no final um apelo aos alunos para que não fiquem indiferentes ao que se passa no mundo​,​ nomeadamente os conflitos nos dias de hoje​ ​e que pensem sobre eles​,​ pois​,​ "O pior pensamento é não pensar​!​".

Vídeo da Palestra

                                                       notícia elaborada por Cátia O.