Campanha de Solidariedade  “AJUDA A AJUDAR”

Campanha de Solidariedade “AJUDA A AJUDAR”

No âmbito do tema “RIA FORMOSA”, que está a ser trabalhado nos projetos interdisciplinares das várias turmas, a equipa de eventos/projetos da Escola Neves Júnior  lançou a campanha “AJUDA A AJUDAR” que tem como principal objetivo angariar alimentos e bens para oferecer ao RIAS.

O RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado na Quinta de Marim em Olhão. A sua gestão está a cargo da Associação ALDEIA, uma organização de ambiente sem fins lucrativos.

O RIAS tem como principais objetivos: 

•   Recuperação de animais selvagens;

•   Investigação dos fatores de risco para a sua conservação;

•   Educação ambiental da população em geral para a importância da Biodiversidade.

Funcionando como um hospital de fauna selvagem, o trabalho do RIAS consiste na receção e tratamento de animais que são encontrados feridos ou debilitados e posterior libertação, sempre que possível, no local onde foram encontrados. Além destes, também a receção de animais mortos de espécies prioritárias é importante, para tentar perceber as causas de morte e, assim, determinar fatores de risco para as populações selvagens.

Se o trabalho de recuperação tem um impacto imediato no bem-estar e sobrevivência de cada animal que passa pelo RIAS, esse trabalho, associado à investigação e a educação ambiental e sensibilização da comunidade, em particular as gerações mais novas, poderá ter um impacto global na conservação de populações e espécies de animais selvagens, não só na Ria Formosa, como em todo o país. 

É importante que TODOS (alunos, pais e encarregados de educação, professores, auxiliares de ação educativa) colaborem para esta causa tão nobre! Vamos ajudar os animais e preservar o Meio Ambiente!

ELES precisam de NÓS!