Ensino Secundário

ES Pinheiro e Rosa

ES Pinheiro e Rosa

A Escola Secundária de Pinheiro e Rosa (ESPR) é uma instituição que iniciou as suas atividades no ano letivo 1994/95, situando-se na zona norte da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro).

A escola dispõe de um edifício constituído por três blocos interligados entre si, instalações desportivas, zonas verdes, campos de jogos e espaços de recreio. Todos os espaços da escola dispõem de computadores e acesso à internet ou de acesso à internet via wireless. Todas as salas de aula têm computador, videoprojetor e sistema de som e a maioria quadro interativo.

A escola sempre esteve na vanguarda quanto à utilização das tecnologias de informação e comunicação, tendo mesmo recebido a certificação ENIS (European Network of Innovative Schools): o recurso ao quadro interativo tornou-se uma prática pedagógica comum, utiliza-se o cartão eletrónico de identificação e os sumários são realizados numa plataforma eletrónica.

Na ESPR as áreas científicas predominantes são a Matemática, as Ciências Experimentais, as Humanidades, as Línguas e as Ciências Socioeconómicas e as áreas de formação profissional, a Informática, a Saúde, o Desporto e o Turismo.

 

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa é sede do Agrupamento de Escolas.

O Agrupamento de Escolas é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída pela integração de estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas de diferentes níveis e ciclos de ensino, com vista à realização das seguintes finalidades:

a) Garantir e reforçar a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar que o integram, numa lógica de articulação vertical dos diferentes níveis e ciclos de escolaridade;

b) Proporcionar um percurso sequencial e articulado dos alunos abrangidos numa dada área geográfica e favorecer a transição adequada entre níveis e ciclos de ensino;

c) Superar situações de isolamento de escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar e prevenir a exclusão social e escolar;

d) Racionalizar a gestão dos recursos humanos e materiais das escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar que o integram.